quarta-feira, 19 de setembro de 2012

PROBLEMÁTICA

O QUE GERA AGRESSIVIDADE INFANTIL?
 
Alguns fatores geradores dessa agressividade podem estar relacionados a necessidade de amor, atenção e carinho. É importante que a criança sinta-se aceita e valorizada. Crianças educadas com limites claros, amor, carinho e brincadeiras  certamente  serão crianças menos agressivas.

Os impulsos agressivos e amorosos são contrapontos que interagem entre si, misturando-se e lutando constantemente por obtenção de um domínio de uma predominância. Assim são os humanos, constituídos por esses dois fortes impulsos e que sustentam a estrutura humana, qualquer um deles podem prevalecer, depende de como a estrutura psíquica foi inscrita, sob a força do amor, do amparo da lei ou sob a força do impulso agressivo da rejeição e do desamparo psíquico. A educação e o exemplo dos pais são essenciais para determinar a reação dos pequenos diante dos obstáculos da vida. 
Conforme a criança cresce, sua agressividade poderá diminuir  ou aumentar, dependendo de como o problema for administrado pela família. 

O problema atualmente é que as crianças não podem contar com essa sólida e tão importante instituição chamada família. Inúmeras crianças não têm em sua casa os referenciais básicos que possam ser seguidos, imitados e tidos como modelo. Além disso, existem problemas como a falta de tempo dos pais, a entrada antecipada na escola e aumento da permanência nessa, fora a imensa variedade de programas, jogos (vídeo game) e desenhos classificados como infantis, mas que na realidade trazem diversas manifestações agressivas que acabam servindo como “modelo imitativo” para as crianças
.

Um comentário:

  1. Interessante abordar o tema
    Só não esqueça de fazer as devidas referencias. Encontrei frases minhas inteiras aqui (que foram publicadas em 2009)

    ResponderExcluir